Nova Petrópolis

Nova Petrópolis

A maior parte da população é de origem germânica de várias regiões do antigo Reino da Prússia, Reino da Baviera e Boemia. Na época trouxeram seu idioma, como o Pomerano, Boemio e Hunsrück. O que prevaleceu foi o Hunsrik. Em Nova Petrópolis cerca de 70% da população fala esse idioma, o Hunsrück, sendo uns 50% na área urbana e mais de 90% na zona rural.

O poder público ainda não instituiu o ensino nas escolas públicas desse idioma a exemplo do que acontece em outros municípios da região como Estância Velha e Santa Maria do Herval. Atualmente é ensinado apenas o Hochdeutsch, o alemão gramatical como dizem os nativos aqui, e que é outro idioma diferente do Hunsrück. Portanto a realidade de muitas crianças na nossa região é que a língua-mãe é o Hunsrück, mas depois quando vão para a Escola são alfabetizadas em outra língua como o Português e o Hochdeutsch, nas escolas públicas também tem o ensino de inglês e espanhol além dessas já citadas.

Nova Petrópolis está localizada na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, nos altos da Serra Gaúcha. Faz parte do Projeto Rota Romântica e está na Região das Hortênsias.

Fale conosco pelo whatsapp